quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Mobilidade - Bom senso é a melhor medida na hora de ultrapassar um ciclista

Propaganda política
Seria interessante se toda bicicleta viesse com esse lembrete de 1,5mt mostrando aos motoristas a distância prevista por lei (artigo 201 do Código de Trânsito Brasileiro) que eles devem obedecer ao passar ou ultrapassar um ciclista.
No caso da foto, a ideia do lembrete virou propaganda política do candidato a vereador Gijo (Luiz Lotti Neto), do PPS de Poços de Caldas (MG).
Obviamente, a medida do lembrete serve apenas como chamariz mesmo. Como “item de segurança” é inviável, já que coloca em risco a segurança do próprio ciclista. Mas o que é sempre viável – e garante, de fato, a segurança de quem pedala – é o bom senso do motorista.
É evidente que ninguém calcula a distância exata na hora de ultrapassar alguém na rua. Mas o bom senso mostra que mudar de faixa é a “medida” mais segura para se realizar esse movimento. E se não der pra mudar de faixa na hora?, me perguntam alguns amigos motoristas. Se não der, não ultrapasse. Aguarde alguns segundos até que as condições sejam seguras, exatamente como um motorista prudente faz ao ultrapassar outro veículo motorizado.


Enquanto isso em P. Prudente, aguardamos a tão "prometida" ciclofaixa - desde 31 de janeiro estamos aguardando a implantação da mesma uma vez que foi prometida pela Prefeitura Municipal e até agora nada....lamentável. Dia 7 de outubro nos encontramos apertando o botão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário