Nosso grupo, saiba mais

Presidente Prudente - SP, Brazil
O Pedivela Bike Clube é formado por um grupo de amigos que em comum tem a mesma paixão: a bicicleta. O Pedivela Bike Clube se reúne semanalmente, para girar o pedivela nas trilhas de Presidente Prudente-SP e região. O grupo anualmente realiza cicloviagens/expedições pelo Brasil ou até mesmo para o exterior. O Pedivela Bike Clube incentiva a prática do ciclismo e trocas de informações entre os ciclistas, divulgando e realizando eventos ciclísticos com a máxima segurança para os ciclistas e outros participantes. Para participar de clube basta ter uma bicicleta em perfeito estado ,força e RECOMENDAMOS o uso do capacete. Não tire esse ideia da cabeça! Sejam bem-vindos e OTIMO PEDAL!!!

sexta-feira, 8 de janeiro de 2016

Estudo - Vácuo é bom até para quem puxa, revela pesquisa

Uma pesquisa feita no túnel de vento da Universidade Monash, em Melbourne, na Austrália, revelou dados surpreendentes sobre os efeitos da aerodinâmica no ciclismo.
Que a resistência do ar é fundamental na performance do ciclista não é nenhuma novidade e há muito tempo a Ciência sabe que a resistência do ar é responsável por até 90% do esforço de um ciclista que pedala a 50km/h.
O diferencial do artigo “The effect of spatial position on the aerodynamic interactions between cyclists” (O efeito da posição espacial na interação aerodinâmica entre ciclistas), elaborado pelos pesquisadores Nathan Barry, John Sheridan, David Burton e Nicholas A.T. Brown, foi trazer dados desconhecidos até o momento.
O trabalho científico apresenta os resultados de experimentos realizados no túnel de vento que quantificaram a variação do arrasto aerodinâmico numa formação de dois ciclistas em várias situações, como ultrapassagens e no vácuo, com o ciclista bem próximo à roda traseira do adversário e também ligeiramente ao lado.
Os dados foram coletados e os resultados mostraram, entre outras descobertas, que numa situação de dois ciclistas (um na roda do outro) o vácuo beneficia o atleta de trás em até 49% e em até 5% o ciclista que vai à frente. Outra descoberta da pesquisa afirma que o arrasto aumenta em mais de 6% com ciclistas que pedalam lado a lado, dados que até então eram desconhecidos.
O artigo original (em inglês) está disponível para download aqui. Vale a pena a leitura.

Via: Bikemagazine

Nenhum comentário:

Postar um comentário