quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Cicloviagem - Ciclista que atravessa o Brasil passa por Prudente

Nesta terça-feira (28) passou por Presidente Prudente o ciclista José Nilton Brito, 54 anos, que vem percorrendo todo o Brasil com o objetivo de conhecer melhor as diferentes culturas do país e chegar aos 50 mil quilômetros somente pedalando.

De acordo com ele, que passou a vida toda trabalhando como metalúrgico, saiu de Xinguará, no Pará, e já percorreu 30 mil quilômetros em três anos, o sonho de desbravar o Brasil inteiro sobre duas rodas é antigo.
"A ideia surgiu através de um documentário que assisti de um casal de ingleses que fazia um percurso de norte a sul no continente africano. Comentei com a minha mulher que um dia conheceria o Brasil inteiro. A família não acreditou, mas há quase três anos atrás eu saí do trabalho e hoje já estou aqui depois de conhecer 23 estados, além do Distrito Federal", conta.
 

Wilian e Brito

BICI abre porta para amizades
De Presidente Prudente, o ciclista parte para finalizar a jornada no sul do país. Ele conta que são, em média, seis horas diárias de pedaladas, já está no sétimo par de tênis, gastou 11 pares de pneus, e tudo isso com uma única bicicleta, que o acompanha desde o início da jornada.
"O cansaço que bate é igual ao de um dia inteiro de trabalho", salienta.
José Nilton revela que, além de uma barraca, ele carrega apenas um recipiente para marmita e um caderno para anotações na bicicleta. "No caderno registro minha rotina, minhas alegrias, frustrações e meus medos. Também guardo as lembranças que a sociedade deixa para mim", revela.

A guerreira
 No roteiro por Prudente, o ciclista precisou visitar um local necessário na maioria das cidades que passa: a bicicletaria. Não demorou muito e todos que conheceram sua história ficaram impressionados com o empenho dele.
"Eu já tive contato com pessoas de outros países que fazem este tipo de viagem, mas nunca alguém que tenha percorrido 50 mil quilômetros", fala a atendente Tatiane Ferreira.






O também atendente Rafael Gomes destaca: "É muito bom ver isso porque nos dá ânimo e nos empolga a praticar exercícios físicos".
Em Pirapozinho/SP o ciclista Wilian Moraes hospedou o cicloviajante.
 Confira matéria exibida na TV Fronteira aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário