quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Atividade física X Temperatura

       
A produção de calor no exercício é de 15 – 20 vezes maior do que em repouso, causando um grande estresse pra que o organismo mantenha a temperatura
em torno de 37º. Assim para minimizar os danos e otimizar os resultados três aspectos tem de ser levados em conta: temperatura ambiente e umidade relativa do ar; hidratação e as vestimentas usadas.
Na região do oeste paulista o calor é fator comum. Atividades praticadas em ambientes quentes e úmidos dificultam a perda de calor do nosso corpo, e alguns cuidados devem ser tomados.


Hidratação: a transpiração é de grande valia na manutenção da temperatura corporal, mas se os líquidos e sais não forem repostos adequadamente os danos são grandes. Aumento da frequência cardíaca, tontura, falta de coordenação, náuseas, vômitos e câimbras são alguns dos sintomas da desidratação. Dicas: beba de 200 a 500 ml de água duas horas antes da atividade e durante a prática se hidrate a cada 15-20 minutos. Uma forma interessante é se pesar antes e logo após a atividade para ver sua taxa de perda de líquidos, depois divida a quantia total perdida nos períodos de hidratação (ex. perdeu 400g – numa atividade de 1 hora beba 100 ml a cada 15 minutos). Importante: em atividades prolongadas (>1h) é necessária a ingestão de bebidas ricas em sódio (0,7g/l) e carboidratos (30/60 g/h).

Vestimentas: em ambientes quentes são indicadas roupas leves e claras, com tecidos que facilitem a perda de suor (algodão, dry-fit etc..) e o contato da pele com o ar, por isso não devem longas. Se necessário, usar bonés para proteção da região da cabeça. Importante: O uso de protetor solar é obrigatório e o período do começo da manhã e fim de tarde deve ser priorizado para a prática das atividades.

E por ultimo lembrem-se: atividade física é saúde quando bem realizada, por isso respeitem seus corpos.

Prof. Mdo. Jose Gerosa “NETO”
Laboratório de Fisiologia do Exercício - LAFE
UNESP – Presidente Prudente
Personal Trainer – (18) 9180-8166
                                

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