quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Conheça o revolucionário pneu ERW que não usa ar

Pneus que nunca furam são um antigo sonho dos ciclistas. Fabricantes consagrados como Hutchinson, Michelin, Goodyear, Amerityre e Bridgestone mantém pesquisas
na busca de um pneu que elimine de uma vez por todas esse fantasma.
Muito além dos já popularizados pneus tubeless, a última palavra em pneu antifuro vem dos Estados Unidos. A empresa Britek Tire and Rubber, com sede no Colorado, desenvolveu um revolucionário pneu que dispensa o uso de câmara. Chamado de ERW (Energy Return Wheelhttp://www.energyreturnwheel.com), o produto, na prática, não pode nem ser chamado de pneumático, pois não usa ar.
O ERW foi originalmente desenvolvido para o mercado automobilístico (carros, caminhonetes e até tratores) e já está em teste em veículos militares da OTAN, como o Humvee, a versão militar do Hammer.


O pneu ERW utiliza uma banda de rodagem de borracha, como se fosse um pneu normal. O pneu é aberto nas laterais, e grande diferença é que a banda de rodagem vai montada sobre hastes de borracha que preenchem o espaço onde nos pneus comuns fica a camada de ar.

De acordo com o inventor do pneu e fundador da empresa, Brian Russel, quando o pneu passa sobre um obstáculo, a bike é impulsionada para frente pela energia gerada pelo retorno do elástico, daí o nome do produto ser Energy Return Wheel. A calibragem da maciez do pneu é feita por meio do ajuste de tensão nas hastes que sustentam a banda de rodagem.


O projeto é financiado pelo sistema de crowd funding (doações via internet) e ainda está na fase de testes e de melhorias. Está previsto o lançamento do produto também para bikes de aro 29.

Um comentário:

  1. interessante, so fiquei meio na duvida se amortece..

    ResponderExcluir