sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Ponto de ônibus é instalado no meio de ciclovia em Londrina

Entre as obras realizadas na região do Marco Zero, na região Leste de Londrina, a instalação de dois pontos de ônibus chama a atenção de quem passa pelo local. As duas estruturas foram posicionadas exatamente sobre uma ciclovia
, que passa pela Avenida Theodoro Victorelli. Os pontos são fechados nas laterais, o que impossibilita o trânsito das bicicletas pela ciclovia.

Apesar de trazer mais conforto aos usuários do transporte coletivo, os novos pontos de ônibus não agradaram em nada quem utiliza a ciclovia. “Colocaram um ponto de ônibus no meio da ciclovia. Agora o ciclista tem que passar pelo outro lado ou se arriscar no meio da rua. Ficou muito perigoso”, disse o ciclista Carlos Fernandes, em entrevista à RPCTV.

A reportagem do JL apurou que tanto a localização como a estrutura dos pontos de ônibus seguiram um projeto aprovado pela Prefeitura de Londrina, e que foi seguido pela Leroy Merlin durante a construção. Os técnicos da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) teriam sido alertados por engenheiros da empresa sobre o tamanho e o posicionamento dos pontos de ônibus sobre a ciclovia, já existente no local. No entanto, nenhuma modificação foi realizada.

O projeto teria sido aprovado ainda em 2011. A instalação dos pontos faz parte das diretrizes apontadas pela Prefeitura para viabilizar a instalação do empreendimento na cidade. Toda a instalação teria sido feita com a supervisão de técnicos da Prefeitura, que indicaram a localização dos pontos de ônibus.

Projeto foi alterado nesta terça-feira

O projeto da Prefeitura de Londrina que previa a instalação de pontos de ônibus sobre uma ciclovia na Avenida Theodoro Victorelli, na região Leste da cidade, foi alterado nesta terça-feira (23). A informação foi confirmada pela assessoria de imprensa da Leroy Merlin, responsável pela instalação dos pontos de ônibus.

Os pontos, que ainda não foram fixados na calçada, devem ser instalados definitivamente em outro local da calçada ainda nesta semana. A empresa confirmou que as adequações necessárias serão realizadas para que os pontos não atrapalhem mais os ciclistas que transitam pela ciclovia.

O diretor de Transportes da CMTU, Wilson de Jesus, esteve no local e, por telefone, disse à reportagem que os pontos estão colocados sobre a ciclovia “apenas de maneira temporária”. “Os funcionários estão trabalhando para realizar a instalação definitiva dos pontos. Eles não estão chumbados sobre a ciclovia, apenas foram colocados ali enquanto a obra não é concluída”, disse. “Os pontos fazem parte das ações compensatórias que as empresas precisam realizar no local. Não faz sentido instalar um ponto de ônibus sobre a ciclovia”, avaliou Jesus.

Fonte: Gazeta do Povo

Um comentário:

  1. oiii!
    queria te convidar a entrar na minha fan page dos gatos guerreiros!!
    lah da pra criar um gato especialmente pra vc.
    pfv da uma passadinha pra ve oq acha, e se gostar vc pode entrar no clã (ganhando seu nome de guerreiro)!
    aqui:
    http://www.facebook.com/gatosguerreiros

    ResponderExcluir