Nosso grupo, saiba mais

Presidente Prudente - SP, Brazil
O Pedivela Bike Clube é formado por um grupo de amigos que em comum tem a mesma paixão: a bicicleta. O Pedivela Bike Clube se reúne semanalmente, para girar o pedivela nas trilhas de Presidente Prudente-SP e região. O grupo anualmente realiza cicloviagens/expedições pelo Brasil ou até mesmo para o exterior. O Pedivela Bike Clube incentiva a prática do ciclismo e trocas de informações entre os ciclistas, divulgando e realizando eventos ciclísticos com a máxima segurança para os ciclistas e outros participantes. Para participar de clube basta ter uma bicicleta em perfeito estado ,força e RECOMENDAMOS o uso do capacete. Não tire esse ideia da cabeça! Sejam bem-vindos e OTIMO PEDAL!!!

sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Mais Espaço para BICI - Ciclovias/Ciclofaixas Rio Claro-SP

Incentivar o usos de bicicletas tem sido uma medida adotada por vários municípios paulistas, como forma de reduzir a quantidade de veículos nas ruas e incentivar a prática de atividade física. Santos e Sorocaba, por exemplo
, estão entre os principais modelos cicloviários do Estado de São Paulo. Sorocaba tem investido pesado nesse meio de transporte desde 2006. A cidade já construiu e colocou em operação 75 dos 100 quilômetros de ciclovias que pretende construir até o fim deste ano.
A malha cicloviária possui sinalização, bicicletários em terminais de ônibus e paraciclos. As novas ruas e avenidas construídas na cidade são projetadas com espaço reservado para as ciclovias. As antigas foram adaptadas. Para atrair o usuário, a prefeitura investe em campanhas de conscientização sobre os benefícios da bicicleta.
Em Santos, a construção de ciclovias começou em 1990. Hoje, são quase 30 km construídos e outros ainda em construção. A prefeitura calcula que o uso de bicicleta representa 8% de todas as locomoções feitas na cidade.
Em Rio Claro, apesar da quantidade de bicicletas, são apenas duas ciclovias: uma na Avenida Brasil com cerca de 3.200 metros de extensão e outra na Estrada Velha que dá acesso aos bairros Bonsucesso e Novo Wenzel com mais de 1.900 metros.
Incentivar o usos de bicicletas tem sido uma medida adotada por vários municípios paulistas (EXCETO P. PRUDENTE/SP)
No entanto, desde junho do ano passado a prefeitura vem investindo na construção de ciclofaixas no município. O serviço teve início na região central e está migrando para os bairros. Motivo de polêmica e de críticas na época, hoje as ciclofaixas são mais utilizadas e respeitadas por motoristas, ciclistas e pedestres.
"As pessoas que utilizam a ciclofaixa têm se manifestado de forma positiva e elogiado a iniciativa da prefeitura. Vários trechos de ciclofaixas foram interligados atendendo a solicitação dos ciclistas", comenta a equipe técnica da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e Sistema Viário.
De acordo com a secretaria, atualmente Rio Claro possui mais de 10.780 metros de faixas exclusivas para ciclistas. A secretaria explica que a implantação está sendo feita de maneira gradativa de forma a oferecer melhores condições de tráfego para ciclistas, veículos e pedestres.
"O município possui aproximadamente 140 mil bicicletas e aproximadamente 40 mil deslocamentos diários são feitos utilizando bicicletas. Cerca de 20% da população utiliza bicicletas para se locomover, trabalhar e lazer", informa a secretaria.

Fonte - Portal Mobilize Brasil

               Dados IBGE/Censo-2010
Munícipio:                                              População:
Rio Claro                                                  186.253
Santos                                                       419.400
Sorocaba                                                   586.625
P. Prudente                                              207.610

"As novas ruas e avenidas construídas na cidade são projetadas com espaço reservado para as ciclovias. As antigas foram adaptadas. Para atrair o usuário, a prefeitura investe em campanhas de conscientização sobre os benefícios da bicicleta." 
Sorocaba/SP

Nenhum comentário:

Postar um comentário