quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Ciclismo - Mark Cavendish

Desde que venceu o Mundial, Mark Cavendish vem sendo objeto de muitos estudos. Todos tentam explicar o motivo de tanta superioridade.
O último que vi fala sobre a simetria (ou assimetria) de seu corpo.
Cavendish tem proporcionalmente o tronco mais comprido e as pernas mais curtas que a média dos ciclistas. Até aí, tudo ok. Outros ciclistas, especialmente os do leste europeu, também têm essa característica. A diferença é que os ciclistas que tem o troco comprido, normalmente também têm os braços longos. Já o britânico, além das pernas curtas, também tem os braços curtos.






Segundo os especialistas, isso faz com que Cavendish mantenha suas costas perfeitamente paralelas ao chão quando sprinta com as mãos na parte baixa do guidão. O principal, porém, estaria na distância entre os dois pontos de apoio do ciclista na bicicleta: pés e mãos. Como tem pernas e braços curtos, essa distância é menor, fazendo com que a força de seu corpo seja melhor empregada na bicicleta. Isso também o ajudaria a fazer curvas em alta velocidade.
O curioso é que os grandes velocistas normalmente são “gigantes”, enquanto Cavendish é “compacto”. Vamos compará-lo aos últimos grandes velocistas:

    Mark Cavendish: 1,75 e 69kg.
    Mario Cipollini: 1,89m e 79kg
    Alessandro Petacchi: 1,84m e 73kg
    Tom Boonen: 1,92m e 82kg
    Thor Hushovd: 1,83m e 83kg



Depois do mundial Cipollini elogiou bastante Cavendish, mas criticou o seu profissionalismo. Segundo o Rei Leão, Cav teria ainda mais vitórias se não fosse tão relaxado durante a pré-temporada, principalmente em relação ao seu peso.

Fonte:
Blog Pedaladas - Bruno Vicari

Um comentário:

  1. BOA NOITE PESSOAL, ESTOU COM UM PROBLEMA NO MEIU PEDIVELA. EU TENHO UM PEDIVELA XX DA SRAM, E QUEBROU O EIXO QUE ACOPLA UMA CANELA NA OUTRA, VCS SABE INFORMAR SE ESSE EIXO DESACOPLA DA CANELA?

    ResponderExcluir